Popeye
Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos criado em 1929.
Popeye é um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo, Brutus.
Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.
Em 1933, das Histórias
Muitos personagens coadjuvaram com Popeye tanto nas HQ quanto nas animações. Um deles foi um bebê órfão chamado Gugu, que mais tarde foi adotado por Popeye, outro foi o o pai de Popeye, um velho teimoso que sempre se mete em encrencas, o comedor de hamburguer, Dudu, um animal nativo da África chamado Eugênio o Jeep Mágico e também a Bruxa do Mar. Mas alguns foram criados somente para os desenhos animados, como os quatro sobrinhos de Popeye e um amigo de Popeye chamado Shorty que ele conheceu quando entrou para marinha.
Os desenhos de Popeye foram produzidos pelos Fleischer Studios até 1942,depois passaram a ser produzidos pelos Famous Studios até o final dos anos 50. Na década de 60 os desenhos foram para a televisão, e passaram a ser produzidos pela King Features Syndicate TV, mas os desenhos produzidos nessa época não tinham tanta qualidade quanto os feitos para cinema, os traços dos personagens e a animação ficaram bem mais simplificados.
No Brasil Popeye também se tornou muito famoso, apareceu pela primeira vez em uma tira de quadrinho em 1936. Nessa época os personagens tiveram os seus nomes traduzidos nas primeiras edições. Popeye se chamava "Brocoió", Olívia "Sarafina", Gugu "Zezé" e Dudu "Pimpão". Porém os nomes não fizeram sucesso e acabaram mudando para os que são conhecidos até hoje em dia.
Atravessando gerações, as histórias do Marinheiro Popeye cativaram as crianças de todas as épocas.
Existe hoje bastante episódios no youtube, abaixo segue dois seleciodados.
Algumas frases usadas pelo Popeye
- "Macacos me mordam!"
- "Pelas barbas do camarão!"
- "Sou o que sou, e isso é tudo o que sou!"
- "Sou forte até o fim com espinafre pra mim!"
- "Tubarões me mordam!"
- "Ventos me levem!"
- "Com mil camarões!"
- "Já aguentei o que pude, não aguento mais!"
- "Eu sou Marinheiro Popeye!"
- "Hâc, hâc, hâc, hâc, hâc!"
- "Ora seu bolo fofo!"